top of page

ALDEIAS

Somos artistas, educadores,

semeadores de sonhos e cultivadores de ações,

fazendo da ARTE uma forma de viver,

transcender  e transformar.

 

 

A ALDEIAS envolve artistas, brincantes, mestres e grupos da tradição, pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, pessoas em sofrimento mental (usuários da Rede de Atenção Psicossocial RAPS e CAPS), além de crianças, jovens e adultos de livre participação em ações formativas, artísticas e terapêuticas. 

Abrange esferas como saúde, educação, arte, cultura popular e meio ambiente e é

formada a partir da interação entre atores, instituições e iniciativas é articulada com base em princípios de cooperação, construção coletiva, respeito e fomento a diversidade e multiculturalidade, sustentabilidade, saúde holística, integração, protagonismo dos atores e participação social.

 

INICIATIVAS E PONTOS DA REDE ALDEIAS

 

 

BANDA SOL NA MACAMBIRA surgiu de uma experiência musical iniciada no Lar Assistencial Francisco de Assis, Juazeiro do Norte-CE no ano de 2005. A partir da formação continuada frutificou músicos instrumentistas importantes no cenário regional e contribui para o fortalecimento e valorização da memória cultural e o seu diálogo com a contemporaneidade. Deu origem a ALDEIAS enquanto pessoa jurídica.

 

ZABUMBAR é um MOVIMENTO nascente em torno da musicalidade Cariri, que acontece como oficina-intervenção de caráter democrático e interativo com foco na utilização dos tambores e outras percussões, e instrumentos como o pífano e a rabeca.  Resultado do processo de construção artística a partir da vivencia no cenário da diversidade presente na tradição e cultura popular do Cariri-CE. É aberto ao publico proporcionando ampla participação e interação. Os encontros-ensaios acontecem em locais públicos como praças, Centro Cultural do Araripe, comunidades, terreiros e sede dos movimentos e grupos envolvidos. Participa de eventos festivos, independentes, alternativos e expressivos da região do Cariri, com apresentações, cortejos e oficinas.

                                                                    

PROJETO ARTÉ SAUDE – propõe a realização de oficinas formativas,  terapêuticas e socializantes, utilizando a arte como elemento e estratégia fundamental, com sistematização e aplicação processo de enfermagem nas atividades desenvolvidas, direcionadas ao público atendido na Rede de Atenção Psicossocial do Crato-CE. Fundamentadas na perspectiva da EDUCAÇÃO POPULAR EM SAUDE, SAÚDE HOLÍSTICA e ARTETERAPIA aliadas ao fortalecimento de praticas culturais socializantes.

 

TAMBORES DO ENCANTADO – formado com os alunos da APAE-Crato como resultado do Projeto Arte e Cultura para Pessoa com Deficiência financiado pela PETROBRAS (2009). No qual os alunos passam por um processo de educação, musicalização, protagonismo e socialização a partir da musica. O grupo tem expressiva participação em eventos da região do Cariri e a iniciativa foi classificada e contemplada no Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil – “Nada Sobre Nós Sem Nós” pela Escola Brasil e Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania Cultural.

CARNAVAL BRINCANTE – -propõe a ressignificação do carnaval a partir do intercambio e dialogo de saberes com as brincadeiras tradicionais da Região do Cariri. O Carnaval Brincante, já teve duas edições 2014 e 2015, com o apoio e a parceria da Secult Crato, artistas e grupos da tradição do Crato, juntos realizaram ações relevantes e abrangentes em duas comunidades, respectivamente Sítio Bela Vista (Escola de Reisado do Mestre Aldenir) e Comunidade do Carrapato - Sítio Belo Horizonte.  Com ações como intercambio, roda de conversa oficinas zabumbar, Cortejo Cultural no Centro do Crato e nas comunidades, brincadeira conjunta com apresentação do Zabumbar, Banda Sol na Macambira, Coco das Mulheres da Batateira, Reisado do Mestre Aldenir e Mestre Cirilo.

AUTO DE NATAL – uma construção coletiva que agrega vários grupos, instituições e artistas, com base no teatro popular de rua e cancioneiro popular do ciclo natalino presente nos reisados. Conta a estória do nascimento de Jesus em verso, prosa e musica por um Mateu (palhaço Mateu do reisado) e um Brincante tocador de rabeca. Elaborado com elementos cênicos, estéticos e sonoros presentes nos grupos de tradição e universo brincante.

FORMAÇÃO – oficinas, minicursos, workshops e capacitações em áreas como saúde, educação, produção de materiais (instrumentos musicais), artes plásticas, musica, dança e espada de reisado. A partir da contextualização, problematização e reflexão acerca de temas de relevância técnica, cultural e social, contribuímos para o desenvolvimento regional de maneira transdisciplinar.

bottom of page