top of page

Sobre Nós

A Banda Sol na Macambira surgiu em Juazeiro do Norte-CE no ano de 2005 e frutificou músicos instrumentistas importantes no cenário regional.  Tem um repertorio autoral que canta o cotidiano nordestino a partir do hibridismo musical e utiliza instrumentos artesanais e tradicionais como rabeca, pífanos, xequerês, zabumbas e alfaias e instrumentos como baixo, violoncelo, bateria e guitarra, traduzindo assim a realidade cultural diversa do Ceará e do Cariri.

 A presença ritmos como baião, ciranda, xaxado, coco, caboclinhos, quilombo, maracatu cearense e pernambucano proporciona ao público um passeio sonoro diverso e cheio de sotaque, afeto, causos e brincadeiras. 


Em 2009 participou como convidada do projeto Violas, Causos e Crendices em Votorantin-SP com o show “Canto de todos os Cantos”. Em 2010 inaugurou, em Sousa-PB e Cajazeiras-PB, uma nova fase no espetáculo da banda que envolve outras linguagens artísticas como brincadeira circense e teatro e participou do Festival Cariri da Canção como banda convidada. 

 

Em 2011 apresentou o espetáculo “Reisando” no Centro Cultural Banco do Nordeste e diversos locais e espaços de rua em Crato e Juazeiro. Em 2012 fez um show durante a Bienal da UNE na Concha acústica da Universidade Federal do Ceara em Fortaleza junto a bandas importantes do cenário cearense como Verônica decide morrer e Dona Leda.

Em 2013 pariu o show “Forró de rabeca” fazendo várias apresentações em festas populares da região como EXPOCRATO, Aniversario do Padre Cícero e Aniversario da Beata Maria de Araújo.

Fundou o Zabumbar – oficina-escola de música aberta ao público que realiza suas atividades em espaços como praças, terreiros e escolas. Contribui na ressignificação do Carnaval de Crato com a criação e execução do Carnaval Brincante (com três edições 2014,2015 e 2017).  Media atividades formativas, artísticas e interventivas na região e recebe influencias da música popular de tradição cantada e tocada nos terreiros de reisados, cocos, maracatus e outros grupos populares do Cariri a partir da vivencia cotidiana.

Em 2014 com o objetivo de ampliar suas ações fundou a ALDEIAS, que desenvolve ações e projetos nas áreas da educação, cultura, saúde, arte, desenvolvimento social, antroposofia e meio ambiente com o objetivo de preservar a memória histórica e cultural das tradições populares, fortalecer a identidade e diversidade cultural brasileira, fomentar a garantia de direitos, contribuir no desenvolvimento integrado da região do Cariri cearense, preservação e proteção da Floresta Nacional do Araripe  

bottom of page